Consulta (Acesso Restrito)

Código:   Senha:

 

PALAVRA DO PRESIDENTE


Clique para visualizar


ANÚNCIOS


EMPREENDER AS MARIAS DE TORRENTES

 

As Marias de Torrentes e o desenvolvimento da área rural

Foi em um diagnóstico produzido pela área sócio-ambiental de FURNAS, que se detectou em Torrentes, área rural de Além Paraíba, um grande potencial para a produção e comercialização de queijo. Participando de algumas reuniões, junto ao grupo de FURNAS, a gerente e o Presidente da ACE AP, respectivamente Alina Gomes e Rogério Lobo, detectaram que as mulheres da localidade ansiavam por uma atividade que gerassem renda e promovesse seu desenvolvimento pessoal. Além disso, perceberam que a produção de queijo já era uma atividade exercida pela população masculina no local. Sendo assim, ficou claro que o programa Empreender, que visa ao associativismo entre empresários do mesmo setor, se encaixaria perfeitamente na vida dessas mulheres.

Durante sua visita à Além Paraíba, em 04 de março de 2015, a coordenadora regional do Empreender, Cleide Bersani, a gerente da ACE, Alina Gomes e o então Presidente da instituição, Rogério Lobo, estiveram na comunidade de Torrentes, a  fim de formar um novo núcleo com as moradoras desta comunidade rural. As mulheres se mostraram bastante interessadas nessa experiência de associativismo e a partir daí decidiram se unir para criar uma padaria comunitária, onde produziriam doces, tortas, bolos e pães.

Desde então, o núcleo, denominado As Marias de Torrentes, vem produzindo. O local de fabricação dos produtos foi cedido pela Prefeitura Municipal de Além Paraíba – uma antiga escola desativada no bairro - , assim como os equipamentos.

Através do trabalho de comunicação da ACE AP, As Marias de Torrentes participam de entrevistas em rádios locais e já tem uma página no facebook – as marias de torrentes – onde são postadas as notícias do núcleo, os produtos e o contato para encomendas.

Todo esse progresso vem animando as mulheres de Torrentes e a equipe da ACE, na percepção de que os objetivos de geração de renda e desenvolvimento pessoal vêm sendo atingidos. Acredita-se que logo, logo, o projeto irá promover também a geração de empregos naquela comunidade, à medida que os produtos forem se tornando conhecidos e as encomendas forem aumentando.


Galeria de foto




<< Voltar














PARCEIROS


Telefone: (32) 3466-1245
Rua Angelino Garbois, 95 - Ilha do Lazareto | Além Paraíba / MG

Imagem